Mobilização das redes dos Pontos de Cultura

PREZAD@S PARCEIR@S DO PROGRAMA CULTURA VIVA

 

Como é do conhecimento de tod@s, foram iniciadas as atividades do redesenho do Programa Cultura Viva uma atividade realizada pelo MinC/IPEA, num cronograma com previsão de encerramento para agosto de 2012.

Foram apresentadas 20 questões para serem respondidas pelos Pontos de Cultura nesta fase inicial, destas 20 questões foi solicitada a sistematização das respostas de 06 das questões para essa Iª Reunião Temática que acontece de 26 a 27 de março de 2012, em Brasília. Conforme programação (abaixo copiada), metodologia apresentada (em anexo).

O grupo de trabalho da CNPdC no redesenho, formado por 05 membros titulares, 05 suplentes e colaboradores dos Movimento Nacional dos Pontos de Cultura vem, através deste, apresentar para aqueles que se dispuseram a participar ativamente deste desafio de buscar incessantemente soluções para a consolidação do Programa Cultura Viva, e do seu conceito de autonomia, protagonismo e empoderamento, a sistematização por região, dessa primeira etapa do diálogo virtual, e solicitar a contribuição de tod@s na construção colaborativa no que será a proposta do movimento nacional dos pontos de cultura, neste redesenho, respondendo a essas questões, a luz das suas experiências e vivências e, do que foi sinalizado pelos pontos que responderam ao questionário:

 

12  Na sua opinião, qual o salto de qualidade que o Programa precisa dar para atender melhor aos seus propósitos?

13 Quais são as principais ações que podem facilitar o processo de conveniamento?

14 Que ações os pontos/pontões e a SCC precisam aprimorar para cumprimento das exigências da prestação de contas com efetividade?

15 Quais os momentos das atividades desenvolvidas pelos pontos/pontões que devem ser registrados para auxiliar na prestação de contas? Que modelos podemos construir para tal registro?

16 Que ações a Secretaria poderia adotar no sentido de facilitar os fluxos burocráticos em relação aos Pontos e Pontões?

17 Que ações podemos construir para dar um salto de qualidade na atuação Pontos X Pontões e vice-versa?

Agradecemos aos ponteir@s que conseguiram superar o desânimo e a decepção causadas pelas seguidas notícias de cancelamentos de editais e de criminalização dos movimentos sociais, e tem enviado suas contribuições e mensagens de confiança e de otimismo ao GT, lembrando nosso papel de representantes do Movimento Nacional dos Pontos, Pontinhos e Pontões de Cultura do Brasil.

Contamos com sua contribuição em mais essa etapa, nessa tarefa que apenas se reinicia, na luta pela cidadania cultural em nosso país.

Solicitamos que as respostas sejam endereçadas aos emails

cnpdcredesenho@gmail.com

Representante Centro-Oeste

Andréa Freire – andreefreire@gmail.com

Representante Nordeste

Lula Dantas – acaipontodecultura@gmail.com

Representante Norte

Zehma – zehma@hotmail.com

Representante Sudeste

Davy Alexandrisky – davy@campusavancado.org.br

Representante Sul

Gilson Máximo – maximo.gilson@gmail.com

* segue os links da sistematização por região e mais documentos para registro e consulta.

 

DOCUMENTOS PARA AS REDES

SISTEMATIZAÇÃO NORDESTE

SISTEMATIZAÇÃO SUL

SISTEMATIZAÇÃO SUDESTE

SISTEMATIZAÇÃO CENTRO OESTE

SISTEMATIZAÇÃO NORTE

 

 

PROGRAMAÇÃO

Iª Reunião Temática

Redesenho do Programa Cultura Viva

 

1.1 Objetivo Geral desta reunião

Iniciar o Redesenho do Programa Cultura Viva à partir de alguns dos principais desafios identificados nas pesquisas do IPEA (2010 e 2012). Conveniamento, Prestação de Contas; Rede e Atuação da Secretaria

 

1.2 Local e Horário

O evento será realizado no Edifício Parque da Cidade, 12o. andar, entre os dias 26 e 27 de Março nos horários das 09hs às 13hs e das 14h30 às 18h30

 

1.3 Participantes

Cerca de 40 pessoas, integrantes do Grupo de Trabalho, participarão das Reuniões Temáticas. Serão disponibilizadas 05 mesas com 08 lugares em cada mesa de trabalho. A distribuição dos participantes nos GTs será previamente definida com critérios que contribuam para melhor desempenho das equipes.

 

1.4 Programação

Momento 01

Abertura do Evento

Apresentação do processo de Redesenho do programa montado pela Secretaria em parceria com IPEA

Apresentação da Linha do Tempo do Programa desde sua criação

Identificação dos principais pontos de atuação para Redesenho do Programa;

 

TALVEZ


Talvez um dia nossos sonhos se realizem, ou talvez não… Mas não podemos deixar de sonhar…

Talvez um dia conheçamos pessoas incríveis que nunca mais sairão de nossos corações e pensamentos, ou talvez não… Mas não podemos deixar de lembrar…

Talvez um dia alguém que você ama muito te deixe, e você poderá encontrá-la novamente no futuro, para que sejam novamente felizes, ou talvez não… Mas não podemos deixar de amar…

Talvez possamos ter um dia tão feliz, que jamais o esqueçamos e rezaremos para que tenhamos outro igual, ou talvez não… Mas não podemos deixar de sorrir…

Talvez possamos ter um dia tão triste, que rezaríamos muito para Deus tirá-lo de nossos pensamentos, mas isso infelizmente Ele não pode fazer, pois faz parte de nosso aprendizado, ou talvez não… Mas não podemos deixar de rezar…

Talvez um dia você acredite piamente em algo e depois descubra que infelizmente você estava errado ou esse algo não exista, ou talvez não… Mas não podemos deixar de acreditar…

Talvez um dia consigamos ter uma vida tranquila, um bom emprego, dinheiro para gastar com a família e amigos, um lugar aconchegante, um bom carro, ou talvez não… Mas não podemos deixar de tentar…

(…) Talvez um dia tenhamos a Cultura como eixo norteador das políticas públicas, com ações reais que garantam o registro, a promoção e a cidadania dos Povos Tradicionais, dos Mestres dos saberes e fazeres e dos Grupos da Cultura Popular Brasileira, ou talvez não…Mas não podemos deixar de lutar…

(Cultura Popular)

Arquivado em Atividades, Eventos, Links, Notícias com as tags , , , , , .

One Response to Mobilização das redes dos Pontos de Cultura

Deixe uma resposta